Educar com Ciência

Educar com Ciência
Educar com Ciência

terça-feira, 12 de junho de 2012

Olhem que legal

Encontrei este Site de experimentos "cientificos", é muito bacana, vale apena entrar e por em pratica algumas ideias.

http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/

Tatiana Rosa

A reprodução das Plantas







A reprodução de quase todas as plantas acontece por meio da flor, que possui, em seu interior, o órgão feminino chamado de gineceu e o órgão masculino chamado de androceu.


O androceu é composto pelos estames, que sustentam a bolsa onde se encontram os grãos de pólen. Nos grãos de pólen existem as células sexuais da planta.


O gineceu é composto pelo ovário, que produz e armazena os óvulos. Nos óvulos também existem as células sexuais da planta.


Quando os grãos de pólen chegam até o gineceu e alcançam o óvulo, ocorre a fecundação. O óvulo irá se desenvolver e se transformar em fruto, enquanto que o ovário se transformará em sementes. Assim, a flor murchará.









As plantas precisam de ajuda para que o grão de pólen que fica no androceu chegue até o gineceu. Uma das formas de ajuda que a natureza oferece são os insetos. Eles conseguem levar os grãos de pólen de uma flor para outra, ocorrendo o que chamamos de polinização. Beija-flores, o vento e a água também ajudam as flores na polinização.


Além disso, os animais também ajudam a espalhar as sementes das plantas. Ao se alimentarem de frutos, os animais podem deixar cair no solo alguma semente. Se houver condições adequadas para a germinação, uma nova planta nascerá.


Algumas plantas desenvolveram estruturas que ajudam a espalhar as suas sementes. É o caso dos frutos do dente-de-leão e do carrapicho.





Tatiane batista

Desenho Animado do Planeta Energia





http://www.gobiusworld.com/desenhos-animados-energia-climaticas/


25 Dezembro, 2009 Etiquetas do post: Animação, Educação, Vídeo

Através do desafio lançado pelo Centro de Informação Europeia Jacques Dolors, organismo intermediário entre o Governo Português e a Comissão Europeia, a Gobius elaborou um conjunto de productos pedagógicos, sob a identidade de “O Planeta Energia” (www.oplanetaenergia.eu), dirigidos a crianças dos 4 aos 7 anos de idade.

Esta animação, intituladada de “O Ciclo da Água”, é uma das 12 animações que fazem parte de um DVD que foi entregue a mais de 700 escolas de todo o país.

Brevemente, vai ser possível vê-las no canal de televisão Sic Kids.

1) O que é importante na terra?
2) O que significa o planeta energia?

Michele Julio Costa de Morais.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Nutrição - Pirâmide Alimentar



http://nutricaooebemestar.blogspot.com.br/2009/09/nutricao-piramide-alimentar.html"


Postado por Moises, Bruno, Rafael F., Guilherme R. Gabriel às 03:33


Pirâmide AlimentarNa nossa primeira postagem, iremos publicar sobre algo básico da nutrição, que é a "Pirâmide Alimentar".Pode se dizer, que essa pirâmide é dividida em 4 níveis com 8 grandes grupos de produtos: Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo. Grupo de pães, massas, tubérculos: Fonte de carboidratos, nutriente fornecedor de energia. Grupo das frutas e hortaliças: Ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles, antioxidantes que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos radicais livres.Grupo das carnes: São alimentos compostos basicamente de proteína, muito bem utilizada por nosso organismo para produção de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Além disso, são ricas em ferro.Grupo do leite e derivados: São os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação de ossos e dentes, na contração muscular e na ação do sistema nervoso.Açúcares e óleos: são pobres em relação ao valor nutritivo, sendo considerados, por isso, calorias vazias.Todos os grupos de alimentos so importantes para suprir as necessidades de nutrientes dos indivíduos e manter sua saúde, por isso, todos devem ser consumidos em suas quantidades adequadas. Estas quantidades variam de acordo com as necessidades de cada indivíduo.Mas o que é essa Pirâmide Alimentar??Basicamente é uma representação gráfica que diz a quantidade certa de cada alimento que devemos comer para obter uma alientação saudável. Imagine um triângulo divido em porções horizontais, lá em baixo na base de pirâmide (que é o espaço maior) colocamos os alimentos mais saudáveis, legumes e verduras e lá em cima, no topo da pirâmide (no menor espaço) colocamos os alimentos com muito açúcar, massas e etc. Isso significa que pela pirâmide devemos comer menos porções de alimentos que contém açúcar e mais porções de alimnetos como verduras e legumes por exemplo.



Michele Julio Costa de Morais.





1 O que significa a pirâmide alimentar?

2 Em que a pirâmide ajuda?

3 Qual é a sua importância?

sábado, 26 de maio de 2012

Como é fabricado o papel ?

Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.


aMAt0s1y9k0/T8GTWM7V8EI/AAAAAAAAAPA/Hwg6djxlVao/s1600/A-Lenda-das-tres-arvores.png">









Depois de picadinhos, os pedacinhos de madeira são colocados em um grande tanque para cozinhar. Junto com os pedacinhos de madeira são colocadas algumas substâncias químicas. Depois de algumas horas cozinhando, tem-se uma pasta de celulose. Essa pasta passa por um processo de lavagem para retirar as substâncias químicas e as impurezas.

Após retirar todas as substâncias químicas e as impurezas da pasta de celulose, ela é levada para uma máquina chamada mesa plana, que irá transformar essa pasta de celulose em uma folha contínua e lisa sobre uma grande esteira rolante.

A grande folha, movida pela esteira rolante, passa por rolos que irão prensar, retirar o excesso de água, compactar e alisar o papel. Depois desse processo, a grande folha de papel passa por um equipamento chamado de enroladeira, onde ela será enrolada.




















Depois de enrolado, o papel passa por bobinas que irão cortá-lo seguindo padrões de tamanho e gramatura. Depois, as máquinas empacotadeiras separam a quantidade de folhas em cada pacote, e colocam cada pacote em caixas.

Posteriormente, as caixas serão levadas para livrarias, papelarias, lojas de informática e supermercados, onde serão comercializadas.



Paula Louredo
Graduada em Biologia




Responda:


1 Como é fabricado o papel?



2 Depois de fabricado para onde vai?


Tatiane Batista

A Água

















A água ocupa a maior parte do planeta: basta dar uma olhada em um globo terrestre para perceber isso


Ela é composta por dois elementos químicos: o oxigênio e o hidrogênio. Para cada oxigênio, ela tem dois hidrogênios e, por esse motivo, ela é representada assim: H2O.


A água é a substância mais abundante do planeta. Ela é encontrada nos oceanos, no
gelo, em rios, lagos, chuvas, no ar que respiramos, no solo e abaixo dele (nos lençóis freáticos).

Além, desses locais, a água também está presente no nosso corpo e na constituição dos demais seres vivos. Ela corresponde, por exemplo, a cerca de 60% do corpo humano; e a 94% do tomate.

A água é uma substância muito importante para a vida na Terra, pois todos os seres vivos necessitam dela para viver. Sem ela, para começar, plantas e algas não sobreviveriam. Agora imagine o que seria de nós e de diversos outros seres vivos sem o oxigênio que tais organismos nos oferecem!

A água também é necessária para hidratação e funcionamento do nosso organismo, preparação de alimentos, limpeza do corpo, das roupas e dos locais em que vivemos, etc. Além disso, é muito utilizada na indústria, inclusive na fabricação de remédios e objetos. As usinas hidrelétricas também utilizam a água para gerar a energia elétrica, que chega às nossas casas.
















Apesar de encontrada em muitos lugares, somente uma pequena parte de água está disponível para os humanos e outros seres vivos. Só para se ter uma ideia, se toda a água do mundo estivesse em uma garrafa de um litro, somente uma gota dela poderia ser utilizada para nossa hidratação, ou seja, para bebermos. Isso porque grande parte dela está em oceanos ou está congelada.






Além de existir uma quantidade pequena de água doce disponível, ela tem sido
desperdiçada e poluída por esgotos, pesticidas e lixo; diminuindo sua oferta para os seres humanos, animais, plantas e outros seres vivos. Alguns estudiosos já relatam em suas pesquisas e livros que a água, sem ser poluída, pode acabar, provocando grandes estragos.


Assim, é preciso criar a consciência da importância de se cuidar bem desse bem precioso. Evitando o desperdício de água, cada pessoa estará contribuindo bastante para a conservação dela.


Veja algumas dicas:

- Não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes;

- Não se esquecer de fechar bem a torneira (caso não consiga, peça ajuda para alguma pessoa mais velha);

- Reaproveitar a água de aquários e de cozimento de ovos e legumes, por exemplo, para molhar as plantas do jardim.























Responda

1 Para que é necessário beber água?


2 Ela é composta por quais elementos?


3 Além de mares e rios onde encontramos águas?





Tatiane Batista

terça-feira, 15 de maio de 2012

A importância do Sol para os seres vivos





Quase todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a fotossíntese com a presença de luz. Todos os vegetais possuem pigmentos que conseguem captar a luz solar e realizar a fotossíntese. O pigmento mais conhecido é a clorofila, que dá a cor verde a alguns vegetais. Quando os vegetais realizam a fotossíntese, eles produzem glicose, que é um açúcar utilizado como fonte de energia tanto pela planta quanto pelos outros seres vivos que a consomem. Quando algum ser vivo consome uma planta, ele está também consumindo glicose e, em consequência, absorvendo energia.

A luz solar pode variar de intensidade dependendo da época do ano. No outono e no inverno, os dias são mais curtos e temos a luz solar por menos tempo. Na primavera e no verão, os dias são mais longos e temos a luz do Sol por mais tempo.

A primavera é a estação do ano na qual a quantidade e a intensidade da luz solar são maiores e, como consequência, a temperatura aumenta. Com isso, várias espécies de plantas florescem deixando as paisagens mais bonitas. Quando essas plantas florescem, elas produzem descendentes que são sementes e frutos. Com tantos frutos e sementes disponíveis, os animais aproveitam e também se reproduzem, afinal, vai ter comida para todo mundo. Por isso a primavera é considerada a época da vida nova, do renascimento.

A luz do Sol também é muito importante para nós humanos. Os nossos ossos precisam da vitamina D para que fiquem fortes. E essa vitamina é ativada somente se nós tivermos exposição ao sol.


Paula Louredo
Graduada em Biologia


Michele Julio Costa de Morais.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O Ar

O ar

Data: 14/05/2010





A Terra é envolvida por uma camada de ar chamada atmosfera. O ar é uma mistura de gases; o oxigênio é um desses gases.

Sem o ar as pessoas, os animais e as plantas não poderiam respirar.

O ar também contém gás carbônico. Sem ele, as plantas não podem produzir seu alimento.

O ar puro não tem cheiro e é quase transparente, pois conseguimos enxergá-lo em grandes quantidades.

Vento

Também percebemos a existência do ar pelo vento, que é o ar em movimento.

Ao se movimentar o ar origina:

as brisas, que balançam as plantas e ainda nos refrescam;


os ventos fortes que sacodem as árvores e levantam poeira;


os vendavais que arrastam coisas e lugares por onde passam.


Texto complementar:

Todos sabem que o vento é o ar em movimento, mas movimento horizontal. O que poucos sabem é que o Sol é o grande responsável pela existência dos ventos.

O Sol esquenta a superfície da Terra. A Terra esquenta o ar que a rodeia, e o ar quente dilata-se, fica mais leve e sobe, deixando em seu lugar o ar mais pesado, mais frio. O ar quente que sobe esfria e volta à Terra, substituindo o ar quente.

Esse vaivém das massas de ar forma o vento. Para nossa proteção e para melhores condições de vida é necessário o estudo sobre os ventos.




Responda:

1) Como podemos perceber a existência do ar?

___________________________________________________________________

2) Como é o ar puro?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

3) O que o ar contém?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

4) O que é o vento?

___________________________________________________________________

Sustentabilidade

Que reponsabilidade temos com o meio ambiente? dentro de casa nas rua como podemos ajudar,e ser um consumidor consciente?



Ednalva Barros

postcast de Ciência

Postcast






http://www.youtube.com/watch?v=BfVZD-wJRWs
Enviado por liviert em 24/03/2010



Michele Julio, Tatiana B, Tatiane Rosa, Iris Santana e Ednalva.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ciência




Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Esses objetivos de área são coerentes com os objetivos gerais estabelecidos na Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais e também com aqueles distribuídos nos Temas Transversais.

* O ensino de Ciências Naturais deverá então se organizar de forma que, ao final do ensino fundamental, os alunos tenham as seguintes capacidades:

* compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;

* identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica;

* formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

* saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;

* saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

* valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;

* compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;

* compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.



Grupo: Michele, Tatiana batista, Tatiane Rosa, Ednalva e Iris Santana.